domingo, 2 de agosto de 2009

Viagem a Jaboticabal...

Na quinta, dia 23, o Vitor resolveu que iríamos para Jaboticabal. Lá mora uma família que se interessou pelo projeto de formatura dele, um tablet de comunicação para pessoas com paralisia cerebral e pessoas que sofreram AVC.

Na verdade, quem descobriu o projeto foi a tia Beth que mora em Campinas. Ela falou que a esposa do sobrinho dela sofreu um AVC e que não falava, por isso ela achou que o programa ajudaria tanto na reabilitação como na comunicação com o resto da família. Chegamos a ir para Campinas e depois ficamos de ir para Jaboticabal, desde que a família arrumasse o tablet.

O Vitor disponibilizou o programa de forma gratuita, já que ele não pode comercializar, por questões de patente e porque o projeto está atrelado à faculdade, além de que, o programa apresenta alguns probleminhas de programação e eu regravei as vozes, já que o original está com a voz de um dos meninos que fez o projeto com o Vitor e o programa estava indo para ser usado por uma mulher.

Bom, no começo da semana o Vitor mandou e-mail avisando o pessoal que iria para lá e pedindo uma dispensa de dois dias no projeto no qual ele está agora. A tia de Campinas sugeriu para que fôssemos até Campinas e de lá iríamos com eles para Jaboticabal. Topamos, pois de ônibus, a viagem a Jaboticabal duraria 6 horas.

A viagem foi bastante agradável, paramos no Graal, que adoramos, almoçamos, tomamos sorvete e seguimos viagem. A vista é de canaviais a maior parte do tempo e num trecho, pegamos uma chuva bem forte. Fomos direto à casa da família, conversamos um pouco com a pai e conhecemos toda a família, os pais dele, os filhos, todos bastante animados pela nossa visita. Achamos que iríamos encontrar pessoas sérias e tristes, mas muito pelo contrário, uma família muito conversadeira, animada e acolhedora. A filha mais velha e a irmã da Fabíola são a cara dela e têm uns olhos cor de mel lindos. Os filhos gêmeos Pedro e Vitor (também é sem "c") são dois espoletas!!! A casa (que é interligada a de outros parentes) toda hora recebe a visita de algum avô ou tio, ou seja, está sempre cheia. É bastante espaçosa, tem um quintal enorme e um jardim com uma jaboticabeira linda (pena que não tirei foto) e foi toda readaptada para a Fabíola. Eles ainda têm dois cahorros e a Curí, uma gatinha muito fofa.

Estávamos sem um pingo de fome, já que almoçamos tarde, mas fomos recepcionados por um café da tarde bem gostoso e depois de empanturrados, disseram que jantaríamos numa pizzaria!!!

Bom, mas antes, pudemos conhecer a Fabíola e saber que ela já estava pronunciando algumas palavras (coisa que nem os médicos souberam explicar já que a parte mais afetada do cérebro fora a da fala e os médicos acharam que ela não voltaria a falar mais). Apresentamos o tablet à família e à enfermeira Simone, com quem a Fabíola passa a maior parte do tempo.

Fomos para o hotel, que era bem pertinho da casa e descansamos um pouquinho, tomamos banho, deixamos as coisas e já fomos jantar. Fomos nós, os tios, o Maurício, os filhos e um sobrinho do Maurício. A cidade lembra um pouco São Carlos, mas mais pacata ainda!!! Comemos bastante e conversamos muito, foi bem agradável, deu pra conhecer um pouco da cidade e da rotina deles.

Chegando no hotel, desmaiamos!!! No dia seguinte, fomos tomar café lá pelas 10h. Tínhamos combinado que ficaríamos até sábado, mas os tios do Maurício teriam que voltar na sexta por conta de um compromisso no sábado em Campinas. Nós decidimos que se a família estivesse bem familiarizada com o programa e não tivessem mais dúvidas, voltaríamos com eles na sexta e foi o que aconteceu. Tivemos a oportunidade de conversar com a fonoaudióloga da Fabíola de vê-la manusenado o tablet. Descbrimos que a Fabíola tem o campo visual diminuído e que a coordenação motora está muito boa para mexer no tablet. Pudemos vê-la pronunciar o nome do marido, o que nos deixou bastante emocionados.

Saímos de lá felizes pela evolução dela (principalmente por todas a complicações que passou) e ver o quanto ela tem força de vontade e de viver!!! Por ver a dedicação do Maurício (que é pai, mãe, marido, é quem trabalha, é enfermeiro e é super forte por aguentar tudo isso) e de quanto a família é unida e auxilia o Maurício (os irmãos dele, dela, os pais de ambos, os filhos).

Ficamos até sem graça pelo tratamento que recebemos, não foram 5, mas 10 estrelas!!! Todas as refeições e lanchinhos deliciosos, hotel, comida na estrada e transporte por conta deles e ainda ganhamos presentes!!! O Vitor ganhou uma camisa azul que ele já usou esse semana e eu ganhei chocolate!!! Também ganhamos macadâmia, que eu adoro!!!

Tiramos fotos e filmamos a Fabíola mexendo no Tablet. Futuramente pretendemos voltar pra lá e ver a evolução da Fabíola.

A volta foi bastante tranquila, cochilamos no carro. Pegamos um trecho de neblina e paramos no Graal onde tomamos um café. Eles nos deixaram na Rodoviária em Campinas e seguimos para São Paulo. Pegamos o metrô e descemos na Vila Mariana.

Foi um final de semana bastante diferente e gratificante!!!

2 comentários:

  1. Puxa vida, cinco considerações, rs:

    1. Parabéns pra vc e pro vitor pela atitude. Emocionante a história. Precisamos de mais vitor e katinha no mundo.

    2. Parabéns pelas milhas, ficamos anciosos e mandando pensamentos positivos para baterem as metas

    3. Vcs comem hem... hehehehe

    4. O zaki já está chamando vcs de tios desnaturados...

    5. Como vc demorou para postar, rs

    ResponderExcluir
  2. Olá Cadi!

    1.Quem sabe um dia montamos uma parceria com o Vida ao Próximo na divulgação do Vida (projeto do Vitor)!!!

    2.Obrigada pela torcida!!!

    3.Estou pensando em criar um blog só pra falar dos lugares onde vamos comer!!! Dariam muitos posts!!!

    4.Realmente, precisamos conhecer o Zaki...

    5.Demorei pra postar, mas você também dá umas sumidas de vez em quando!!!

    ResponderExcluir